Nunca trate suas imagens sem usar as Camadas de ajuda!

Se ainda não utiliza as “camadas de ajuda” para tratar suas imagens no Photoshop essa dica é para você!

Nesse texto, quero te mostrar como utilizo algumas “check layers/camadas de ajuda”quando estou fazendo o tratamento das minhas imagens no Photoshop.

Primeiramente vou explicar o que quero dizer com “camadas de ajuda”.

“Camadas de ajuda” são algumas Adjustment Layers/Camadas de Ajuste que crio temporariamente durante o tratamento de uma imagem para facilitar a identificação de problemas que passariam desapercebidos se eu apenas visualizasse a imagem sem essas camadas. Existe por ai uma infinidade de métodos para a criação dessas camadas mas aqui eu explico para vocês as que uso em TODAS as minhas imagens.

As camadas de ajuste que crio para me ajudar são:

  • Hue/Saturation (Matiz/Saturação)
  • Curves (Curvas)

Agora que você já sabe quais são as camadas, vou explicar a sequencia e as configurações que uso em cada uma. A primeira que crio é a camada de Hue/Saturation (Matiz/Saturação).

Essa é a primeira camada de ajuda que eu crio para retirar toda a saturação da imagem, essa camada tem a função de anular as cores já que não preciso me preocupar com elas durante boa parte do tratamento, e também, facilita a visualização de áreas problemáticas da imagem que as vezes ficam mascaradas devido as cores, como por exemplo, as marcas na pele.

ATENÇÃO! Altere o blending mode/modo de mesclagem dessa camada para color/cor para que não afete os valores de luminosidade da imagem!

Para criar a camada vá em Layer (Camada) > New Adjustment layer (Nova camada de ajuste) > Hue/Saturation (Matiz/Saturação) ou faça como na imagem abaixo:

Ajuste a saturação como na imagem a seguir :

gora altere o blending mode/modo de mesclagem da camada para color/cor. Para fazer essa alteração veja a imagem a seguir:

Vamos para a segunda camada de ajuda que eu utilizo, essa tem muita importânciadurante o tratamento.

A segunda camada de ajuda que eu crio é uma camada de Curves/Curvas acima da camada de Hue/Saturation, essa camada me ajuda muito conforme o tratamento da imagem vai avançando e as áreas problemáticas vão ficando mais difíceis de notar.

A camada de Curves/Curvas serve para que eu altere o contraste da imagem  e deixe as áreas problemáticas mais evidentes durante o tratamento. Nessa camada, além de ir ajustando a curva para criar contraste na imagem eu também vario o blending mode/modo de mesclagem alternando entre NormalScreen/Divisão e Multiply/Multiplicação.

Blending mode/Modo de mesclagem:

  • Normal: Quando o contraste somente com a curva já é suficiente para evidenciar as áreas problemáticas
  • Multiply/Multiplicação: Quando o modo Normal não cria contraste suficiente, geralmente acontece nas partes mais claras da imagem (highlights)
  • Screen/Divisão: Quando preciso visualizar as áreas mais escuras da imagem que normalmente não são visíveis nos outro modos.

Veja abaixo a diferença entre os blending modes/modos de mesclagem:

Normal, quando somente o ajuste da curva é suficiente.

  Blending mode normal / Foto: Lesya Leyman

Blending mode normal / Foto: Lesya Leyman

 

Multiply/Multiplicação, quando é preciso mais contraste na imagem e o modo normal não é suficiente.

  Blending mode multiply/multiplicação / Foto: Lesya Leyman

Blending mode multiply/multiplicação / Foto: Lesya Leyman

Screen/Divisão, quando é preciso visualizar as parte mais escuras da imagem.

  Blending mode screen/divisão / Foto: Lesya Leyman

Blending mode screen/divisão / Foto: Lesya Leyman

 

Após criar as camadas de ajuda, para finalizar, eu coloco-as dentro de um grupo para facilitar a visualização da imagem com e sem as camadas de ajuda.

Para criar um grupo com as camadas basta seleciona-las no painel de camadas e apertar Command+G (mac) ou CTRL+G (win).

No video a seguir você pode ver como em boa parte do tratamento eu uso as camadas de ajuda.

 

E você, já utilizava algum tipo de camadas de ajuda? Tem alguma dúvida ou sugestão? Poste abaixo nos comentários!

Grande Abraço!